A Escola

Santos Dumont tem sua história...

A Escola Estadual de Ensino Médio Santos Dumont, localizada na Rua Caeté nº 328, na zona sul de Porto Alegre, no coração da Vila Assunção, teve seu início histórico no mês de Outubro de 1964, especificamente num encontro entre amigos, do Sr. Sub Secretário do Ensino Médio e Técnico, Professor Airton dos Santos Vargas e o Sr. Dr. Artibano Aldo Mânica, este, morador da Vila Assunção. Na oportunidade, foi comentada a falta de vagas em ginásios que vinha sofrendo a Zona Balneária de Porto Alegre.
Havia na época, o Ginásio Padre Réus, mas apenas oferecia 120 vagas para a 1ª série ginasial e, em média inscreviam-se 500 candidatos para o exame de admissão. O professor Airton comentou que seria possível a criação de um novo ginásio na Zona Sul mas, no entanto, o governo estava impossibilitado de empreender-se em construção de prédio. Naquele momento, surgiu a idéia de ser lançada junto a comunidade da Vila Assunção, um movimento para angariar fundos para construir o tal desejado ginásio. Entre eles, decidiram que Dr. Mânica levantaria a idéia desse empreendimento junto a comunidade através do CPM do Grupo Escolar Cândido Rondon.

Sendo a referida idéia aceita pela comunidade, o professor Airton se encarregaria da criação do ginásio, na Secretaria da Educação.
A proposta foi lançada e prontamente aceita pela professora Vitalina Corso Santana, Diretora do G. E. Cândido Rondon, escola esta que teve suas atividades iniciadas, em 1956, num prédio localizado na Rua Carajá com a Avenida Guaíba e que mais tarde, já estava transferida para um pavilhão de madeira, no endereço da atual E. E. E. de 1º e 2º Graus Santos Dumont.

O G. E. Cândido Rondon contava apenas com 4 salas de aula, 2 banheiros e secretaria. Diante das condições de sua escola e de seu entusiasmo pela educação, dona Vitalina imediatamente, convocou uma reunião do CPM para o dia 13 de outubro do mesmo ano. Sob a presidência do Dr. Luis Germano Campani, foi exposto aos presentes o plano de construção do prédio para o funcionamento do ginásio, pela comunidade, idéia esta, aplaudida por todos.
A partir de então, foram organizadas comissões responsáveis para obter junto a comunidade recursos financeiros para a construção do prédio. Sendo a comissão de construção assim constituída:

Presidente – Dr. Atibano Aldo Mânica
1º Secretário – Dr. Luis Germano Campani.
2º Secretário – Professora Maria de Lourdes Etchbane
1º Tesoureiro – Sr. Luis Brundo
2º Tesoureiro – Professora Vitalina Corso Santana
Departamento Social – Sra. Vanda Tavares.

No dia 16 de novembro de 1964, realizou-se uma reunião solene no G. E. Cândido Rondon, para dar caráter oficial a campanha pró-construção do prédio e criação do ginásio. Nesta reunião estiveram presentes o Sr. Secretário de Educação, Deputado Ariosto Jaiger, Sr. Sub Secretário do Ensino Médio e técnico professor Airton dos Santos Vargas, Sr. Prefeito Municipal Célio Marques Fernandes, Professoras Sarita Kramer e Estelita Cunha, Deputados, Vereadores, grande número de pais de alunos o G. E. Cândido Rondon e moradores da Vila Assunção.
No dia 7 de janeiro de 1965 foi iniciada a demarcação do local para construção do primeiro bloco do prédio.




Construção do 1º bloco do 1º pavilhão - 1965

Pelo entusiasmo e seriedade que a campanha tomou rumo, dias após já era iniciada a construção, tendo a colaboração de mão de obra da Secretaria da Educação e Prefeitura Municipal.
O Ginásio da Vila Assunção foi autorizado pelo Parecer nº4/65 do Conselho Estadual de Educação e Decreto nº 17308 de 18 de maio de 1965.



Benção do prédio pelo Pe. da Igreja da Tristeza - Solenidade de Entrega oficial do 1º bloco ao Governo do Estado pela comunidade

Em Fevereiro já tomava posse a primeira Diretora do Ginásio, Professora Susana Gonçalves Franz. Para os dias 15, 17 e 20 do mês de março, estavam abertas as inscrições para o primeiro exame de admissão ao Ginásio. A Escola recebeu 179 inscrições de candidatos.
O sonho de muitos moradores da Zona Balneária estava realizado, e o Ginásio iniciou suas atividades no próprio prédio do G. E. Candido Rondon, com 162 alunos, noturno chamado Vespertino, isto é, das 17 horas às 20 horas, no dia 29 de Março de 1965.
Durante o mês de Março os primeiros professores foram sendo nomeados para exercer suas funções no ginásio, e foram as seguintes:
Helena Fonseca Mello para cadeira de Geografia
Ciyrce C. Loureiro e Rolad Erno Schmidt para Educação Física
Leda Maria Maciel Sefrin e Anna Maria C. Martins para Matemática
Lia F. Strauch de Mello para Francês
Leyla Hyas Norte Rebelo para História
Carmina Maria Bruno P. para Ciências Naturais
Gislene Dutra Borges e Denis Germano Schell para Português
Lore Wohefiel para Educação Artísitica – Música
Gladis Daisy Happel Carrion para Funções Administrativas.


A escola já se desenvolvia normalmente e, no dia 24 de maio com a presença de autoridades educacionais, corpo docente, pais e alunos, alunos e moradores, foi inaugurado oficialmente, o Ginásio Vila Assunção.


Festa de inauguração do Ginásio Vila Assunção - 1965


Solenidade de inauguração - Coquetel


Solenidade de inauguração do Ginásio da Assunção

As campanhas realizadas pela comissão pró-construção do Ginásio andavam a passos largos. Realizaram churrasco, mocotó, festa junina, escolha de mais bela prenda, campanha do vidro, rifas, reuniões dançantes, chá em comemoração ao dia do professor, doações em dinheiro, até mesmo vendas de títulos do Sava Clube cuja comissão de corretagem reverteu em benefício da construção do prédio.



1965 - Dia do Professor

Há de se salientar que em todas as programações havia muita participação do corpo docente, dos pais de alunos, dos alunos e da comunidade em geral.
Durante o ano de 1965, a construção do prédio do Ginásio foi algo de atenção por parte da Secretaria de Educação e no dia 28 de Julho, esta programou uma visita a escola, chefiada pelo Sr. Professor Airton dos Santos Vargas de uma comitiva de várias autoridades educacionais de todo o estado para verificar, no local, um trabalho essencialmente comunitário.
Também em 28 de Setembro o ginásio contou com a honrosa presença do Sr. governador do estado Engenheiro Ildo Menegheti que esteve visitando as obras do novo prédio.
No dia 16 do mês de Outubro o governo do estado recebe oficialmente o prédio de 550m² constituído de 6 salas de aula e 4 banheiros construídos unicamente com recursos financeiros angariados pela comunidade da Vila Assunção, e a partir desta data, coube ao governo do estado apenas a conservação do mesmo.

Nesta sessão solene esteve presente o Sr. governador do estado, fazendo o uso da palavra em seu nome o Sr. Dr. Lauro Leitão então Secretário da Educação.
Nesta oportunidade o coral de alunos abrilhantou as festividades de inauguração do prédio do ginásio.
Neste mesmo ano, foi criado o Círculo de Pais e Mestres, eleita a primeira diretoria, teve o Dr. Artibano Aldo Mânica para presidente.
Em Outubro do mesmo ano, pela primeira vez o ginásio Estadual Vila Assunção apresentava-se em público, desfilando no Bairro Tristeza, na Parada da Mocidade.
A Escola estava em inteiramente integrada à comunidade, que não esqueceu de organizar uma solenidade no “Dia Mundial de Ação de Graças” para agradecer aos pais de alunos, aos alunos e aos moradores da Vila Assunção pela contribuição e apoio dado durante seu primeiro ano de criação.
No ano seguinte, por motivos particulares a professora Suzana Franz, solicitou junto a Secretaria de Educação, demissão do cargo de Diretora e assume em seu lugar o professor Pedro Evaldo Schaefer.
Neste ano, as programações de integração tomaram seu rumo naturalmente e o primeiro aniversário do ginásio foi comemorado festivamente. Aconteceu, também, um fato lamentável, que abalou a comunidade, parte do prédio do G. E. Cândido Rondon foi incendiado.
No ano de 1967 o ginásio se expandia e era estendida a jornada de trabalho para o noturno, estava iniciado o turno noturno, com duas turmas de 1ª série e uma de 3ª série ginasial.
No final do primeiro semestre mais uma vez a comunidade da Vila Assunção se reúne com autoridades governamentais para entregar ao governo mais uma etapa de seu trabalho comunitário, estava concluído a segunda etapa do primeiro pavilhão.
Neste mesmo ano, Ginásio Vila Assunção oficialmente passou a denominar-se Ginásio Estadual Santos Dumont.
Uma transformação importante no ano de 1968, aconteceu no currículo escolar das turmas do curso ginasial diurno, este se transforma em Ginásio Orientado para o Trabalho (GOT).
Mas os interesses da comunidade da Vila Assunção não pararam aqui e no ano de 1970, foi autorizado o funcionamento do Curso Secundário Colegial, Curso Científico, e o nome da escola mais uma vez é alterado, passando a denominar-se Colégio Estadual Santos Dumont. Também neste ano, o ambulatório médico da Escola iniciou suas atividades e o segundo prédio desta escola, fora inaugurado. A escola gradativamente ia se organizando, foi criado o Serviço e Orientação Educacional e o de Coordenação Pedagógica, o Centro de Professores e outros...
Com a implantação da reforma do Ensino Brasileiro em 1972 essa escola transforma-se em Escola Estadual de 1º e 2º Graus Santos Dumont oferecendo ensino de 1º grau de 1ª à 8ª série e o ensino de 2º grau com as habilitações de Laboratorista de Análises Clínicas, Secretariado e Auxiliar de Escritório.



1972 - Entrevista de alunos ao Sr. Prefeito Municipal

1973 - Festa em homenagem ao centenário de Alberto Santos Dumont - Solenidade de abertura da semana Santos Dumont


1973 - Festa em homenagem ao centenário de Alberto Santos Dumont - Solenidade de abertura da semana Santos Dumont

Após dez anos de trabalho na Direção da Escola, o Diretor Pedro Evaldo Schaefer transmitiu o cargo à professora Lélia Fortunato Fracolossi Brustoloni conforme determinação da primeira Delegacia de Ensino com a presença da Sra. Professora Maria Luiza Roth, então Delegada de Ensino, acompanhada de suas acessoras.
Professora Lélia encaminhou muitas obras materiais em benefício da escola em apenas 2 anos, como a construção do salão, a biblioteca Érico Veríssimo, a cerca do pátio, o equipamento da secretaria, do áudio visual e sala ambiente de mecanografia.
Em 1978 Professor Anayrto Ramon Delatorre assumiu a direção da escola, este empenhando-se na construção da cancha de futebol de salão da escola.
No seguinte ano, a professora Nilva Tereza Zamboni tomou posse da direção do Santos Dumont ficando neste cargo por aproximadamente por 4 anos.



1980 - Festa de integração das 4ªs séries


1980 - Festa de integração das 4ªs séries

Sendo substituída pela professora Beatriz Pereira Wespholen em 14 de Outubro de 1983.
A legislação sobre a escolha de direção se alterou a partir do ano de 1986 e neste ano, o professor Brasil de Oliveira Fortuna assume a função de primeiro diretor da escola eleito pela comunidade escolar. Neste cargo, conforme legislação, permaneceu por 3 anos.
O antigo Ginásio da Vila Assunção que no início de sua história ocupava as dependências do G. E. Cândido Rondon, surgiu por obra de amor e trabalho de toda uma comunidade, cresceu graças a dedicação de suas direções, professores, alunos, funcionários e comunidade. A E. E. de 1º e 2º Graus Santos Dumont contava com 1036 alunos, 102 professores, 4 especialistas em educação, 14 funcionários, 17 salas de aulas ocupadas nos turnos da manhã, tarde e noite.
A antiga equipe de direção Laci Butzke Coelho, Santa Braulha da Cunha, Diná Ferreira, Denise Amabili Costa e Ilse Trebien foi eleita em Outubro de 1988, assumindo a escola em Dezembro do mesmo ano juntamente com a nova equipe do CPM, eleita em Novembro assim constituída:
Presidente: Engenheiro Leo Indruziak
Vice-Presidente: Brasil O. Fortuna
Primeira Secretária: Vera S. Moreira
Segunda Secretária: Jacinta Menezes
Primeira Tesoureira: Neiva Heck
Segunda Tesoureira: Lúcia Gerhardt
Conselho Fiscal: Professora Zuleica Marchant, Professor Antônio Carlos Rodrigues, Renato Tesch, Vânia Tesch, José Nei da Silva, Gilberto Gerhardt, Daniel Fagundes.

A proposta da escola a partir de fins de 1988 fundamentou-se em valorizar o ser em toda a sua dimensão, seja como aluno, como professor, como funcionário ou qualquer componente da comunidade escolar. Cumpre à comunidade educadora a tarefa de criar um clima que favoreça a convivência amiga desencadeadora de uma mudança progressiva que fortaleça os valores.
Em reunião de 18 de março de 1989, os pais cientes dos problemas em que a Escola se encontrava (problemas graves quanto ao espaço físico – banheiros, quadros, cobertura, instalações elétricas e hidráulicas, cerca, portões, segurança) organizaram uma comissão social visando angariar fundos para recuperar a escola sendo esta formada por:

Cláudio Braga
Gilberto Gerhardt
José Luiz Ambiedo
Almir Ribeiro
Paulo Roberto Motta
Amilton Tombini

Inúmeras atividades foram organizadas por esta comissão a fim de angariar recursos financeiros para a reforma e pintura do laboratório de Biologia e Química, aquisição de um televisor de vídeo cassete para a sala do áudio visual e mutirões para a limpeza e conservação do pátio.
Em 1989 foi demolido o último pavilhão de madeira, tendo em vista ter sido interditado pelo Governo Municipal, no ano anterior devido a falta de condições para uso.
Graças a ação do com conseguiu-se, através de doação do Sr. Carlos Almonde, a substituição da cerca em volta de toda a escola em fins do ano de 1989, oportunizando maior segurança. Neste mesmo ano também foi feita uma reforma interna melhorando as condições físicas.
No encerramento do ano letivo de 1989, a escola foi arrombada sendo furtados vários objetos do áudio visual, em especial, o televisor conseguido com tanto esforço.
Em 1990, conseguiu-se junto a comunidade, em especial com a Sra. Zelita Johannpetter, estagiária em nossa escola, colaboração econômica para a realização de obras em salas de aula e melhorias no interior da escola. Também a partir deste ano, o funcionário Paulo Roberto Rodrigues dos Santos assumiu o compromisso de organizar um projeto paisagístico em nosso pátio.
Para os festejo dos 25 anos foi escolhida uma comissão presidida pela professora Ana Lúcia Wilasco e os seguintes professores:
Arlete Seleides
Santa Braulha da Cunha
Denise Amabili Costa
Ilze Trebien
Mariluze Hagemann
Sirlei Kern
Marilene Izaia
Jussara Trevisan
Zuleica Marchant
Carmem Regina B. Marques
Magda Gênio
Geane Cazelato
Sílvia Hervolla
e membros do CPM.

Cremos ser importante citar que desde fins de 1988 a Escola Santos Dumont possui um coral de professoras e ex-professoras lideradas pela professora Mary Gay Barbedo autora da música e letra do hino da escola:

Por feito dessa Vila ♪
Nossa escola aconteceu
Semente aquecida
Em terra-peito floresceu

E em frutos de ascensão
Devolvemos gratidão ♪

O Ícaro mineiro
do balão ao avião
Simbolizou a glória
De subir mesmo no chão

E empenhados neste dom
Eis aqui, Santos Dumont ♪

Em eco destemido
Vibra o tom do verbo ser
Na voz dos professores ♪
No chamado do saber.

E aprendemos da lição
Muito mais do coração. ♪

Este grupo está inteiramente ligado à direção e é constituído por:
Elmes Maria Panfolfe
Cloé Pellanda
Sônia Althaus
Weimar Wilasco
Maria Enriqueta dos Santos
Diná Ferreira
Sandra Guimarães
Vera Hausen
Ermerita Scaff.


A Escola Santos Dumont, como a maioria das escolas públicas estaduais apresenta sérias dificuldades. Temos consciência dessas dificuldades mas temos, também, consciência do que a escola em sua amplitude está continuamente voltada para novas saída e superação de suas carências, pois a força da comunidade escolar Santos Dumont a faz crescer.

 

Escola Santos Dumont Copyright © 2009 Criado por Bruno Henrique Andrade - brunoandradepoa@gmail.com